quinta-feira, 2 de junho de 2016

FRANCISCO ALVES PAULINO

Cubú
(1911-2013)
Cubú foi um dos melhores “beques” (zagueiro) que já passaram pelo time de futebol de amador itaunense, o Sport Club Itaúna, décadas de 30/40. Disse ele em sua entrevista: ”A bola poderia passar, mas o atacante não! ”
Francisco Alves Paulino, o Cubú, disse que: usava uma touca para se proteger das “cabeçadas” que dava na bola, por ser de couro e costurada, a bola poderia machucar se a pessoa não soubesse cabecear. Nos dias de chuva, a “pelota” ainda mais pesada, misturando-se com a lama do campo. Mas sempre foi um momento mágico e feliz da minha vida. 
Fui muito feliz por ter participado destes momentos bons do futebol itaunense. Tudo está gravado em minhas lembranças até hoje, e olha que estou com mais de 100 anos de idade. Minha função era de “beque”! Defender a nossa zaga do adversário e tínhamos o pensamento: a bola poderia até  passar, mas o atacante não!  Risos!



REFERÊNCIAS:
Charles Aquino e Prof. Marco Elísio fizeram uma entrevista com senhor Francisco Alves Paulino em sua residência na cidade de Itaúna, no dia 22/05/2012. Nesta data, Francisco estava com 100 anos de vida e com muita alegria!  Veio a falecer no ano de 2013 e sepultado no cemitério central da cidade de Itaúna
Acervo: Hely Jaó
Organização e Fotografia: Charles Aquino

0 comentários:

Postar um comentário