Total de visualizações de página

quinta-feira, 2 de junho de 2016

Francisco Alves Paulino

(clicar na imagem) 

Francisco Alves Paulino
 (Cubu)

O zagueiro, “beque” Cubu, foi um dos protagonistas do time de futebol amador itaunense, nas décadas de 30/40, além de atleta, ajudou na construção de vários imóveis no município de Itaúna, inclusive na construção do Hospital Manoel Gonçalves Sousa Moreira.



Sport Club Itaúna   Década: 1941
(primeira fotografia)

1: Argemiro, 2: Mathias, 3: Mirocles Herculano, 4: Vandeir,  5: Zaque,l  6 : Chico Herculano, 7: José Moreira,  8 : Armando Rodrigues, 9: Plínio Coutinho,  10: Rui, 11: Wilson Mendes Nogueira, 12: Francisco Alves Paulino (Cubu)

Arquivo: Hely Jaó


Sport Club Itaúna Década: 30
(segunda fotografia)

Local: Campo da Várzea (Atual rodoviária) / Ao centro de Touca Cubu

Arquivo: Hely Jaó


As bolas de futebol já foram mais rústicas, pesadas e irregulares, as primeiras tinham uma abertura por onde entrava uma câmara inflável de borracha e o principal problema, surgia na hora de cabecear, porque o cadarço que amarrava a fenda, machucava a cabeça dos jogadores e por isso muitos usavam uma "touca”!
Nas décadas 30/40, a bola que imperava nos gramados tinha uma costura interna, sem a abertura e sem o cordão. Mas o seu couro marrom, ficava encharcado e pesado nos dias de chuva.

Fonte: Entrevista com senhor Francisco Alves Paulino em sua residência na cidade de Itaúna, no dia 22/05/2012. Nesta data, Francisco estava com 100 anos de vida e com muito alegria !  (Charles Aquino)












Nenhum comentário:

Postar um comentário